Com Parques Florestais, Bonitas praças, Turismo Histórico e Cultural, Lazer, Turismo de Aventuras, Ecoturismo e Esportes de Aventuras.
Praça e jardins
Praça e jardinsPraça e jardins
Escola
Parque
Rua da cidade
Trevo
Praça e jardins
Evento
Rua
Escola
Praça e jardins
Praça e jardins
Prefeitura Municipal
Bairro residencial
Câmara de vereadores
A cidade fica na divisa com Brasília
Câmara de vereadores
Trevo
Prefeitura Municipal
Promotoria pública
Praça e jardins
Praça e jardins
Rua da cidade
Rua da cidade
Rua da cidade
Rua da cidade
Rua da cidade
Rua da cidade
Rua da cidade
Dados gerais da cidade de Valparaíso de Goiás, Goiás
Código do Município - 5221858
Gentílico - valparaisense
Prefeito (2017) PABIO CORREIA LOPES
População estimada [2018] 164.723 pessoas
População no último censo [2010] 132.982 pessoas
Densidade demográfica [2010] 2.165,48 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,0 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 18.826 pessoas
População ocupada [2017] 11,8 %
Percentual da população com rendimento nominal mensal per capita de até 1/2 salário mínimo [2010] 32,2 %
Posição geográfica da cidade de Valparaíso de Goiás no estado de Goiás
História da cidade de Valparaíso de Goiás, Goiás
Valparaíso de Goiás
Goiás – GO
História
Há registros de que a história de Valparaíso de Goiás remonta a 1959, com a implantação do primeiro loteamento, denominado Parque São Bernardo, que surgiu em decorrência da construção de Brasília. Hoje, São Bernardo é um dos bairros da cidade.
Na ocasião, a região recebeu grande número de migrantes. O nome da cidade seria uma homenagem a um desses migrantes, um engenheiro civil natural de Valparaiso (Chile), que veio para o Brasil e foi o responsável pelo primeiro projeto habitacional da cidade.
A história do município começou em 19 de abril de 1979, quando o prefeito de Luziânia, Walter José Rodrigues, inaugurou o pequeno Núcleo Habitacional Valparaíso I. Em solenidade oficial, foi empossado na ocasião o primeiro administrador regional da localidade, Clóvis José Rizzo Esselin de Oliveira Almeida.
Na época, o mais novo Núcleo Habitacional de Luziânia contava com apenas 864 casas, uma escola estadual e o prédio da administração regional. O Núcleo Residencial, construído pela Encol começou com muitos problemas: não havia comércio, a falta de água era frequente e só havia transporte coletivo na BR-040.
No dia 2 de maio de 1980, por meio do Decreto-Lei nº 972, ficou instituído e oficializado o dia 19 de abril para comemorar o aniversário da fundação do Núcleo Habitacional Valparaíso, que já contava então com um posto telefônico, uma agência de Correios e Telégrafos, um escritório de contabilidade e onze lojas comerciais. Na área educacional, a cidade contava com uma escola estadual, que atendia aos alunos do então chamado primeiro grau (hoje ensino fundamental), e duas escolas particulares, que já se encontram extintas.
Hoje, Valparaíso é uma cidade peculiar: situada em Goiás, tem uma população permeada pela migração, de mente cosmopolita, dada a estreiteza da relação com a capital federal.
Esta eh a bandeira da cidade de Valparaíso de Goiás, Goiás
Este eh o brasão da cidade de Valparaíso de Goiás, Goiás
Fonte dos textos e fotos: viagenspelobrasil.net / IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás, GO
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário