GOIÁS / BRAZIL: AS MAIS BELAS CACHOEIRAS DA CIDADE DE PIRANHAS EM GOIÁS / BRAZIL

domingo, 21 de fevereiro de 2021

AS MAIS BELAS CACHOEIRAS DA CIDADE DE PIRANHAS EM GOIÁS / BRAZIL




O ecoturismo é uma das fontes de atração da cidade, pois possui várias riquezas naturais, como o salto do São Domingos, a cachoeira Três Tombos e o Morro da Mesa, que recebeu essa denominação em virtude da semelhança com o objeto. Nos passeios, podem ser avistadas a vegetação do cerrado, cachoeiras e formações rochosas.
O município de Piranhas, localizado a noroeste do estado de Goiás, fica a uma distância de 310 quilômetros da Capital – Goiânia, tendo sido fundada em 14 de outubro.

A escolha do nome foi devido ao peixe, que há muitos anos podia ser encontrado em abundância no rio que passa pela cidade.
A cidade é muito valorizada por essa atividade, pois a mesma é uma forma de diversão que encontra-se em alta, onde os turistas podem participar de trilhas que terminam em banhos de cachoeira, rapel, escaladas, tirolesas, dentre outros.
Porém, a prefeitura local não investe nessa forma de arrecadação, que poderia movimentar mais sua economia, criando condições de ser mais explorada. O turismo poderia levar ao aumento de empregos na região, provocando maior movimentação nos hotéis e restaurantes da cidade.
Segundo pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sua população é de aproximadamente 11.324 habitantes, sendo ainda uma cidade bem pequena.
O acesso à cidade é pela BR 158, estando em boas condições, mas necessitando dos cuidados recomendados aos motoristas. Está nas proximidades de Barra do Garças, divisa com o Mato Grosso.
A movimentação do comércio local é boa, sendo composto por atividades de uma cidade já bem desenvolvida. Bancos, agências de turismo, locação de automóveis, imobiliárias, supermercados, prédios públicos, restaurantes, rede de hotéis, clínicas médicas e odontológicas, salões de beleza, casas lotéricas, indústrias, lojas diversas dentre outros. Segundo os mais críticos, a economia da cidade é baseada em forró, cerveja e cabeça de gado.
As festas locais têm um caráter simples, interiorano, como a pecuária, a festa de barraquinhas e a festa da Maria Viúva.
O clima da região é muito quente, não há estações frias. De janeiro a dezembro o sol está presente em abundância, marcando apenas uma estação, o verão.
Quem nasce em piranhas é mesmo piranhense. Mesmo achando o gentílico esdrúxulo, não há outro jeito.
Por Jussara de Barros / Graduada em Pedagogia / Equipe Brasil Escola
Viaje conosco e conheça as belezas naturais do município de Piranhas/GO.
O Córrego São Domingos, é mais uma atração turística da cidade de Piranhas-GO.


Afluente pela margem esquerda do rio Piranhas-GO, tem suas nascentes na serra de São João (Serra Negra) e chama a atenção pela beleza de suas cachoeiras.
A vegetação da região é composta de cerrado e mata nativa. Nota-se a ação do homem em alguns trechos. Ao longo do córrego existem vários pontos de visitação. Nossa equipe mostrou o Vau do São Domingos, o Salto do São Domingos, as piscinas naturais, Cachoeira Alvorada e Cachoeira Piancó.
Para ter acesso, basta pegar a GO 188 no sentido à Doverlândia, próximo à Capelinha. Você vai rodar cerca de 54 km até chegar neste paraíso natural. O local é particular, mas de fácil acesso. Com visitação permitida.
Considerado um espetáculo a Cachoeira do Rio São Domingos, com mais de 90 m de queda livre
Piranhas, possui inúmeras riquezas naturais como a cachoeira Três Tombos, Salto do São Domingos, entre várias outras. Outra bela atração é o Morro de Mesa, que recebeu este nome por parecer-se com uma mesa.


Piranhas é um dos mais belos municípios de Goiás, com suas festividades, atrações naturais e etc. E também uns dos pontos turísticos melhores do estado de Goiás. Uma de suas cachoeiras é conhecida como Salto do São Domingos, que é considerada a segunda maior do estado de Goiás e uma das mais belas do país, a 320 km da capital Goiânia.
Esse nome se dá ao peixe piranha, que há muito tempo atrás, existia em grande abundância no rio que corta a cidade. Os principais Pontos Turísticos: as Cachoeiras: Corgão, Paraíso, Três Barras, Piancó, Alvorada, Garimpo, e 3 Tombos, Grimaldas, Santa Márcia, do Macaco. Há também a Cachoeira do Rio São Domingos, com mais de 90 m de queda livre, que é um espetáculo.


Rica em belezas naturais, Piranhas possui, também, passagens históricas de muita riqueza.
Uma deles remete ao tempo em que Luiz Carlos Prestes e seus companheiros faziam sua marcha pelo Brasil, no movimento que ficou conhecido como a Coluna Prestes. A famosa caravana revolucionária passou pela região onde hoje está localizada a cidade e se "hospedou" por alguns dias na Fazenda São Domingos.
Agora é a vez de mostrarmos a Cachoeira Piancó. Viaje nessa aventura conosco.
Para ter acesso, basta pegar a saída de Piranhas que passa ao lado da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em seguida pegar a GO 188 no sentido à Doverlândia.


Você vai rodar cerca de 11 km até o local conhecido como “pé de galinha”, ou a entrada do pesque e pague do Professor Elmo, vire a esquerda, em torno de 09 km, no sentido do “Rancho do Hugo”, até chegar na ponte. Daí são mais 03 km
Piranhas – Ecoturismo em destaque!
Tem um grande potencial para o ecoturismo pelas exuberância da natureza, pelo clima e pela cultura tradicionalista de seu povo. É ideal para quem deseja praticar caminhada, rapel, escalada e outras atividades esportivas e radicais junto à natureza. Destaque para o sensacional Salto de São Domingos. Experiência única é banhar-se no poço da cachoeira Piancó, de águas cristalinas onde cardumes de peixes se refugiam.
SE VOCÊ GOSTA DE UMA CACHOEIRA, PODE VIR PORQUE NESTA VALE A PENA TOMAR UM BELO BANHO DE ÁGUAS LÍMPIDAS, TRANSPARENTES, VOCÊ VAI QUERER VOLTAR.
A CIDADE DE PIRANHAS, É UMA PEQUENA E TÍPICA CIDADE DO INTERIOR DE UM POVO ACOLHEDOR.


AQUI VOCÊ TERÁ POUSADA E GUIA TURÍSTICO, PARA LEVAR VOCÊ EM TODA BELEZA DA REGIÃO.
PROGRAME SUAS PRÓXIMAS FÉRIAS PARA PIRANHAS / GO.
VOCÊ VAI GOSTAR.
fonte dos textos e fotos: Prefeitura de Piranhas / Thymonthy Becker / Divulgação



CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


OS SONHOS QUE SONHEI
FOTOGRAFIAS EM MOVIMENTO

Queria levar minhas fotos de quando era pequeno para a biblioteca, mas depois decidi fazer um filme com a nova tecnologia
Estava num local que não sei onde era. Estava com um caderno onde havia várias fotografias minha, de quando eu teria uns 10 anos. Então sai pela rua, para levar este caderno com fotos para uma biblioteca que pertence aos padres do Santuário. Quando ia pela rua, estava uma penumbra. Abrindo o caderno, encontrei vários plásticos, daqueles que colocam fotos 3x4. 



Mas todos estavam vazios. Depois fui vendo outras fotos, algumas da Iara. Fiquei pensando se não achariam ruim de colocar as fotos da Iara numa biblioteca. Mas fui levar assim mesmo. Nisto alguém chegou perto de mim e disse que já existia um programa de computador, que fazia com que a fotos, se movimentasse como se fosse um filme real. Assim poderia fazer a historia da vida da pessoa, colocando fotos e esta se mexendo como se fosse uma filmagem.


Então decidi fazer isto com as fotos da Iara. Sai em direção à casa do pai da Iara, no caminho fiquei pensando se ele não iria achar ruim de eu fazer este filme.



Nenhum comentário:

Postar um comentário