Cachoeiras, Trilhas na Serra dos Macacos, Turismo de Aventuras, Turismo de Lazer, Ecoturismo, Esportes Náuticos e de Aventuras.
Igreja Assembléia de Deus em Faina, Goiás
Cachoeiras da cidade de Faina em Goiás
Capela de Santa Rita de Cássia em Faina, Goiás
Chegando na cidade de Faina, Goiás
Entorno da cidade de Faina, Goiás
Rodovia de acesso para a cidade de Faina em Goiás
Fazenda da cidade de Faina, Goiás
Hospital Municipal de Faina, Goiás
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha em Faina, Goiás
Morro Redondo em Faina, Goiás
Vista parcial da cidade de Faina, Goiás
Praças da cidade de Faina em Goiás
Prefeitura Municipal de Faina, Goiás
Quadra Esportiva da cidade de Faina em Goiás
Rodovia de acesso para a cidade de Faina em Goiás
Ruas e Avenidas da cidade de Faina, Goiás
Serra dos Macacos em Faina, Goiás
Dados gerais da cidade de Faina, Goiás
Código do Município - 5207535
Gentílico - fainense
Prefeito (2017 / 2020) TIAGO LOBO FAVORETTO PEREIRA DE SOUZA
População estimada [2019] 6.627 pessoas
População no último censo [2010] 6.983 pessoas
Densidade demográfica [2010] 3,59 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,9 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 691 pessoas
População ocupada [2017] 9,9 %
Posição geográfica da cidade de Faina no estado de Goiás
Histórico da cidade de Faina, Goiás
Faina
Goiás – GO
História
Em 1952, os desbravadores Lino Nascimento de Souza e Evaristo Seabra Guimarães penetraram o sertão goiano em busca de novas terras para se fixarem. Decididos, deixaram a fazenda Capim Puba, de propriedade de Olavo Costa Campos e partiram para a cidade de Goiás.
Lá foram orientados a seguir caminho por Bornerges Alencastro Veiga. Chegaram à região banhada pelo córrego Faina, em 1954. Nesta época, a família de Maria Celestina Ferreira de Brito já habitava a localidade. Demoraram vários dias até identificar terras férteis onde iriam iniciar o povoamento. Visitaram também a barra dos rios do Peixe 1 e 2. Depois de alguns dias reconhecendo a região, retornaram à fazenda Capim Puba para buscar os familiares.
Em 15 de julho de 1955, abriram picadas para dar passagem ao caminhão com nove famílias. No ano seguinte, Lindolfo Mendes da Cunha, outro pioneiro, uniu-se ao grupo original. As famílias contribuíram com o povoamento da região já habitada. Em 1956, foi rezada a primeira missa em nome de Nossa Senhora da Penha, padroeira do lugar.
Esta eh a bandeira da cidade de Faina, Goiás
Este eh o brasão da cidade de Faina, Goiás
Fonte dos textos e fotos: Gláucio Henrique Chaves / Ferias.tur.br / IBGE / Wikipédia / Prefeitura Municipal de Faina, GO / Thymonthy Becker
OS SONHOS QUE SONHEI
TENTANDO CONSERTAR A PORTA DE CABEÇA PRA BAIXO
Estava chegando no meu quarto, na beira da minha cama, quando meu pé bateu em algo que estava em baixo da cama. Abaixei para olhar e vi que era a Nathalia. Ela saiu debaixo da cama dizendo que estava dormindo ali, porque a porta do quarto dela não fechava. Fui até o quarto dela e via que a porta tinha soltado as dobradiças. Fiquei tentando encaixá-la novamente, mas estava muito pesada a porta. Numa casa, que parecia aquelas de palafitas. Nisto vi um menino na varanda, bem na beirinha. Esta varanda deveria estar a uns 10 metros de altura. E lá em baixo, tinha água.
Cheguei, peguei o menino pelos pés e fiquei segurando ele, pendurado de cabeça para baixo. Ele gritava muito pedindo para eu parar com aquilo. Disse que pensava ser difícil, mas era fácil e o menino parecia bem leve. Eu o segurava com a mão esquerda, e quando fui passar para a mão direita, para puxá-lo, deixei-o cair. Ele caiu de finquete na água. Olhei um pouco e disse: “eu que não vou pular para salvá-lo, não sei nadar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário