GOIÁS / BRAZIL: VARJÃO / GOIÁS / BRAZIL (5.442 / 5.570) POPULAÇÃO: 3.838 PESSOAS (IBGE 2020)

domingo, 21 de fevereiro de 2021

VARJÃO / GOIÁS / BRAZIL (5.442 / 5.570) POPULAÇÃO: 3.838 PESSOAS (IBGE 2020)




Com Festas Regionais e Populares, Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Lazer, Esportes de Aventuras e Turismo Cultural.

A Banda Municipal eh composta por crianças em idade escolar. Uma excelente iniciativa e demostração de apoio e valorização da cultura.



Chegando na cidade
Vista aérea
Praça central
Estação Rodoviária
Fórum de Justiça
Rua da cidade
Vista aérea
Rua da cidade
Rua da cidade
Praça da Matriz
Praça da Matriz
Praça da Matriz
Rua da cidade


Agência dos Correios e Telégrafos
Prefeitura Municipal
Entorno da cidade
Igreja Matriz de Nossa Senhora de Abadia
Praça da Matriz 
Praça da Matriz
Rua da cidade
Trevo de acesso
Dados gerais da cidade de Varjão, Goiás
Código do Município - 5221908 
Gentílico - varjãoense 
Prefeito (2017) VALDIVINO MARTINS DA SILVA 
População estimada [2018] 3.816 pessoas 
Densidade demográfica [2010] 7,05 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,9 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 406 pessoas 
População ocupada [2017] 10,5 % 
Posição geográfica da cidade de Varjão no estado de Goiás
História da cidade de Varjão, Goiás
Varjão 
Goiás - GO 
Histórico 
Em 1929, existia, no local da atual cidade, somente a fazenda que se denominava Salobro. No ano seguinte, 1930, a fazenda Salobro foi dividida em duas partes: Salobro de Cima e Salobro de Baixo. José Rodrigues Rosa, com o movimento da divisão, construiu o primeiro rancho no lugar denominado Vargem Grande, situado na fazenda Salobro de Cima. Em virtude de sua grande extensão territorial Vargem Grande, passou a denominar-se Varjão, nome que permanece até esta data. 
Com as epidemias assoladoras que se ramificaram pelas florestas, e com a falta de assistência da Campanha de Erradicação da Malária, as famílias foram convergindo para Vargem Grande já conhecida por Varjão, aumentando assim o povoado. 
No ano de 1933, José Vieira da Silva, José Ferreira da Silva e Ana Elias Ferreira doaram uma gleba de terras à Igreja Católica para a formação do patrimônio. Com tal iniciativa os próprios doadores iniciaram a construção das primeiras moradias no local, sendo logo seguidos por Cirilo Rodrigues Rosa, Miguel Marques de Souza, Adão Lúcio e Manoel Lúcio que com suas famílias foram se fixando no nascente povoado. Ilídio Ferreira e Franklin, foram os primeiros comerciantes estabelecidos no povoado. Em 1934, Aristides -Farmacêutico- estabeleceu a primeira farmácia. 


As moradias eram toscas, cobertas de capim e algumas de telhas comuns, paredes de pau-a-pique, não dispensando o necessário conforto. 
Em 1940, foi erguida uma capela em honra de Nossa Senhora da Abadia, hoje padroeira da cidade. 
A primeira missa celebrada no povoado foi realizada pelo então padre Abel Ribeiro Camelo, mais tarde Bispo de Goiás. 
Varjão pertencia então ao Município de Santo Antônio das Grimpas (Hidrolândia). Em 1935, com a criação do Município de Goiânia, para se processar à mudança de Capital do Estado, perdeu o Município de Hidrolândia a sua emancipação. Passando o povoado de Varjão a pertencer ao Município de Goiânia. Com a desanexação do Distrito de São Sebastião do Ribeirão (Guapó) do Município de Trindade, também para integrar o Município de Goiânia, o povoado de Varjão ficou localizado em área desse distrito. 

Quando em 1948 o Distrito de Guapó se emancipou, Varjão passou a pertencer ao novo município, situação em que permaneceu até o ano de 1953, quando pela Lei nº 17, de 28 de outubro de 1953, da Prefeitura Municipal de Guapó, foi o povoado elevado à categoria de distrito, ocasião em que sofreu modificação em suas divisas territoriais. 
Gentílico: varjoense 
Esta eh a bandeira da cidade de Varjão, Goiás
Este eh o brasão da cidade de Varjão, Goiás 
Fonte dos textos e fotos: férias.tur.br / IBGE / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / Prefeitura Municipal de Varjão, GO / Wikipédia 

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE

Conheça o estado do Amazonas


Nenhum comentário:

Postar um comentário