GOIÁS / BRAZIL: URUTAÍ / GOIÁS / BRAZIL (5.412 / 5.570) POPULAÇÃO: 3.066 PESSOAS (IBGE 2020)

domingo, 21 de fevereiro de 2021

URUTAÍ / GOIÁS / BRAZIL (5.412 / 5.570) POPULAÇÃO: 3.066 PESSOAS (IBGE 2020)




Com Turismo Cultural, Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Esportes de Aventuras e Lazer.



Coreto da praça central
Instituto Federal Goiano Campus Urutaí
Eh uma Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Entre seus cursos destacam-se: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química, Tecnologia em Irrigação e Drenagem, Agronomia, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Alimentos, Engenharia Agrícola, 
Licenciatura em Ciências Biológicas, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação e Medicina Veterinária. O IF Goiano Campus Urutaí atualmente é dirigido pelo Professor Dr. Gilson Dourado da Silva, mineiro de São João das Missões.
Chegando na cidade
Praça central
Entorno da cidade
Instituto Federal de Tecnologia
Vista aérea da cidade
Escola Paroquial 
Entardecer na cidade
Casas populares
Igreja Matriz da cidade
Dia de passeio ciclístico
Trevo de chegada
Trevo de acesso
Antiga Estação Ferroviária
Rodovia de acesso à cidade
Dados gerais da cidade de Urutaí, Goiás 
Código do Município - 5221809 
Gentílico - urutaíno 
Prefeito (2017) AILTON MARTINS DE OLIVEIRA 
População estimada [2018]   3.078 pessoas 
População no último censo [2010]        3.074 pessoas 


Densidade demográfica [2010]   4,90 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 4,8 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017]   763 pessoas 
População ocupada [2017]               24,2 % 
Posição geográfica da cidade de Urutaí no estado de Goiás
História da cidade de Urutaí, Goiás 
Urutaí 
Goiás – GO 
História 
Urutaí integra o grupo de municípios goianos que cresceram em função da construção da estrada de ferro. A passagem dos trilhos atraiu inúmeras famílias para trabalhar como funcionários e operadores da ferrovia. A inauguração da estação no município, em 15 de novembro de 1914, intensificou a ocupação em torno do prédio. Na fase inicial, contribuíram também migrantes vindos dos estados de Minas Gerais e São Paulo e da região Nordeste do país. No ano seguinte, ao redor da estação avistavam-se com facilidade as casas em que moravam os ferroviários e lavradores. Também já se erguiam depósitos para armazenamento de mercadorias. 


Outro fator que contribuiu para a ocupação da região foi a criação pelo governo da Fazenda Modelo, onde hoje é a sede da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí. 
Segundo o historiador Ubiratan Galli, o topônimo tem origem na lenda de que tropas de boiada e carreteiros que paravam para descansar e se alimentar na região de Urutaí, jogavam restos de carne e ossos e os urubus vinham se alimentar e estas pessoas falavam “o urubu tá ai”. 
Segundo o folclorista Bariani Ortêncio, o nome da lenda deriva da língua indígena que quer dizer “rio dos urutaus” ou “pássaro noturno que voa a natureza”.
Esta eh a bandeira da cidade de Urutaí, Goiás
Este eh o brasão da cidade de Urutaí, Goiás 
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Urutaí, GO / Thymonthy Becker / IBGE / Wikipédia / mapio.net / Eduardo Santos 




Conheça o estado de Alagoas


OS SONHOS QUE SONHEI
VOANDO DE COSTAS

Saí voando de costas como se o vento estivesse me levando. Fui voando até depois da rodovia.
Estava na Rua Minas Gerais, perto do posto do INSS. Estava meio escuro. Nisto comecei a voar, só que para trás. Voava da altura dos postes da Cemig. Havia algumas pessoas na rua, mas ninguém nem olhava para mim. Fui voando toda a extensão da Rua Minas Gerais, até chegar ao Bairro São Roque, que fica além do Anel Rodoviário. Chegando numa rua descalça deste bairro, cai de pé ao lado de uma mulher e um homem que estavam ali, olhando o horizonte. 

Fiquei de pé ao lado deles, olhando o horizonte, mas não via nada, apenas um morro que tinha a frente. Nisto comecei a voar novamente, e para trás, de novo. A tal mulher veio correndo. Estiquei minha mão para tentar pegar a dela que estava esticada tentando me pegar. Mas a altura que eu voava, não dava para ela me pegar. Nisto ela parou e fui voando olhando ela se distanciar cada vez mais.


SONHOS MAIS MALUCOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário